Paço Legislativo
O Paço Legislativo “Dr. Sebastião Fabiano Dias” funcionava como Cadeia Pública até a emancipação do município em 1891. A partir dessa data foi dividida em duas partes: uma para a Câmara e a outra para a cadeia.
Em 1916 a Câmara Municipal passou pela sua primeira grande reforma. Nessa mesma época foi construído o parque municipal no largo da matriz, hoje denominado Pça Bernardino de Lima. Esse parque era conhecido na época como Praça do Jardim, palco de grandes eventos públicos.
Até o ano de 1930 o prédio funcionou como Câmara Municipal. Com a modificação na Constituição Federal, passou a ser Prefeitura Municipal.
Em 1948, com a primeira eleição democrática realizada no país, a Câmara passou a funcionar na sede do Villa Nova, onde hoje está localizado o Parque Aquático.
Em 1980, a Prefeitura foi transferida para a “Casa Aristides” e em seguida para o Prédio Francisco Sales Barbosa, construído especialmente para esse fim. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal retornou para suas antigas instalações.
Em 1981, a Câmara passou por mais uma reforma, uma obra que acabou descaracterizando sua fachada.
Em 1998, o prédio da Câmara, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi totalmente restaurado e ampliado recebendo, definitivamente, o nome de Dr. Sebastião Fabiano Dias, através do Projeto de Lei nº 287/97 e transformado em Lei Municipal nº 1516/97.
Reforma do Plenário
Galeria Cultural
Galeria dos Presidentes da Casa
Instalação de plataforma: a câmara cada vez mais acessível
O ano de 2006, foi marcado pela inauguração da Galeria Cultural que apresentou ao público, o acervo da instituição formado por obras do pintor Rubens Ribeiro, datadas da década de 40, e que retratam a bucólica Nova Lima de fins do Século XIX.O edifício recebeu também a Sala de Convenções destinada a palestras e treinamentos, além da implantação da acessibilidade universal em suas dependências.
Plenário Osvaldo Anastácio de Assis
No Plenário, realizam-se as Sessões Plenárias, nas quais os vereadores se reúnem para discutir e votar os projetos depois de analisados pelas comissões. Em sua parte central localizam-se os Vereadores, voltadas para a parte frontal onde se encontra a Mesa, em que têm assento o Presidente, o Vice-Presidente e o Secretário. Ao fundo e em plano mais elevado, situa-se a galeria, de onde as pessoas podem assistir e acompanhar os trabalhos, já que todas as sessões são públicas. É vedada, porém, qualquer manifestação do público durante as sessões.
As reuniões ordinárias ocorrem às terças a partir das 18 horas, compareça.