A criminalidade e a falta de segurança são sempre temas que preocupam a população. A Câmara municipal também está atenta à área e tem buscado soluções para que Nova Lima mantenha baixos os índices de criminalidade. Com esse propósito, a Comissão de Segurança, Trânsito e Transporte convocou, nos dias 22 e 29 de maio, representantes das polícias civil e militar e secretarias de segurança, esporte e lazer, educação e ação social.

Durante a reunião, a comissão abordou sobre a constante reclamação de insegurança por parte dos moradores, além da necessidade de ações para combater as drogas no município. Como resposta, os diversos setores debatem sobre o papel da saúde para o tratamento de dependentes químicos assim como da educação na atuação preventiva. Além disso, foi abordada o papel fundamental de instrumentos sociais como o Creas e o Cras para o amparo das famílias.

Outra discussão foi acerca da preparação do município para os grandes eventos e a segurança que os mesmos envolvem como a Copa das Confederações, Festa do Cavalo e outros.

Ao final da reunião, todos os envolvido chegaram a conclusão da necessidade de se criar uma rede de atuação entre a prefeitura, as polícias civil e militar, os conselhos e o legislativo para manter um trabalho efetivo nessas áreas.