Nesta quinta-feira (10), a Escola Estadual Deniz Vale, no Centro de Nova Lima, foi palco do primeiro encontro da nova fase do projeto Câmara nas Escolas, promovido pela Câmara Municipal. A iniciativa, voltada para estudantes do ensino médio, tem fortalecido a participação política da juventude e ampliado o entendimento sobre o processo democrático, especialmente em ano eleitoral.

O encontro foi conduzido pelo marqueteiro político Leo Ribeiro que, de forma leve e interativa, conversou com os alunos sobre temas essenciais, como o funcionamento das eleições, o papel dos vereadores e as estratégias de campanha. A proposta é desmistificar a política e estimular o senso crítico dos jovens, tornando-os cidadãos mais conscientes e engajados. “Tenham clareza do que vocês podem e não podem fazer como representantes aqui dentro da escola. Quem tem bandeira tem direção, quem grita só faz barulho. É preciso saber onde quer chegar e como chegar. E tenham propósito. E propósito é diferente de proposta. Eu gosto de trabalhar por propósito. Hoje não estou aqui por dinheiro, estou por propósito. E cada um tem o seu. E ninguém tira o seu propósito, ninguém tira de mim o meu. Eu resolvi palestrar por propósito. E se eu mudar a vida de uma pessoa que está aqui, para mim já deu certo”, finalizou.

Durante o bate-papo, os estudantes puderam tirar dúvidas e compartilhar percepções sobre a atual conjuntura política do país. Com turmas nos turnos da manhã e da noite, a escola tem reunido vários estudantes interessados em entender melhor como funciona o sistema eleitoral brasileiro. “Eu sou candidato na eleição para vereador aqui na escola e estou me preparando para isso. Tenho pedido ajuda e estudado bastante. Estou confiante”, disse João Vitor de Souza, de 18 anos, aluno da Deniz Vale.

Eleição simbólica

O cronograma da nova etapa do Câmara nas Escolas tem encontros previstos até o dia 17 de julho. Na segunda-feira (14) será na Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo, em Honório Bicalho. Dia 15 é na Escola Estadual Augusto de Lima, no bairro Bom Jardim. A Escola Estadual João Felipe da Rocha, nos Cristais, recebe a nova etapa dia 16, e a Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi, no Jardim Canadá, finaliza a semana, na quinta-feira (17).

Vale lembrar que os alunos do 3º ano das cinco escolas estaduais têm até esta sexta-feira (11) para se inscrever nas secretarias das próprias escolas e participar da eleição simbólica. Trata-se da simulação de todo o processo eleitoral, da inscrição à votação, marcada para acontecer no dia 21 de agosto, das 9h às 12h.

Com essa iniciativa, a Câmara busca não apenas aproximar os jovens da política, mas também formar futuros eleitores mais conscientes e protagonistas em suas comunidades.