O programa Câmara nas Escolas, desenvolvido pela Câmara Municipal de Nova Lima, foi apresentado nessa terça-feira (5) à juíza Anna Paula Vianna Franco, da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima e 194ª Zona Eleitoral – Comarca de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, e à promotora de Justiça, Renata Cerqueira da Rocha Limones Monteiro. A reunião marca mais um importante passo na consolidação do projeto como uma política pública de educação cidadã voltada aos jovens da região.

O encontro reforçou o alinhamento entre o Poder Legislativo municipal e o Judiciário, com foco na formação de estudantes mais conscientes de seus direitos, deveres e do papel que exercem na sociedade. Durante a apresentação, foram detalhados os objetivos da iniciativa e os resultados já obtidos nas escolas por onde o projeto passa.

O Presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, vereador Thiago Almeida, destacou a importância de levar o debate democrático para dentro das instituições de ensino. “Estamos colocando a Câmara nas ruas e começamos pelas escolas. Queremos falar com os jovens sobre deveres, mas também sobre direitos. E a convivência é a melhor forma de aprender, principalmente política. É aquilo que você vive, que modifica o seu dia, o que modifica as suas ações. A gente fala com eles: eles são presentes, eles têm que participar”.

A juíza elogiou a proposta e reconheceu o impacto social que a educação cívica pode ter no futuro dos estudantes. “A questão é a vontade de cada um de correr atrás e de fazer a vida diferente. O projeto, ele é algo bacana, ele dá uma cara diferente, ou uma perspectiva diferente do que é a escola. Precisamos mudar a comunicação, precisamos trazer uma comunicação mais jovem, para eles entenderem. Nós estamos cumprindo o nosso dever também. O que a gente entrega para a sociedade é a continuidade da nossa produção”.

A promotora reforçou a importância de iniciativas que ajudem os jovens a compreenderem o funcionamento das instituições, a importância do voto consciente, sem viés ideológico, e ter esperança de um futuro melhor. “A falta de perspectiva, ela mata. Então, a perspectiva, a alegria dessas famílias quando viram esses jovens ter uma oportunidade que, às vezes, nunca foi vislumbrada, nem por ninguém que veio antes. Então, é digno de dar os parabéns. E não só em Nova Lima. Que isso seja replicado em outros municípios”.

Presidente do TRE-MG

O projeto Câmara nas Escolas também foi apresentado ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens. O encontro, na sede do TRE, em Belo Horizonte, marcou o fortalecimento da parceria entre o Legislativo nova-limense e o Judiciário mineiro, com foco na formação cidadã de jovens estudantes.

Mais do que fomentar o interesse pelo processo legislativo e eleitoral, o Câmara nas Escolas busca desenvolver nos jovens uma compreensão mais ampla das regras que sustentam a vida em sociedade e do papel transformador da participação cidadã. E a apresentação à Justiça Eleitoral representa mais um avanço na trajetória do programa, que segue firmando parcerias com instituições comprometidas com o fortalecimento da democracia desde a base.