A Câmara Municipal de Nova Lima realizou, na terça-feira (30/09), mais uma reunião plenária marcada por debates, apresentação de proposições e votações de projetos relevantes para a cidade.

Logo no início da sessão, foi aprovada a inversão da pauta para viabilizar a oitiva do Secretário Municipal de Obras, Marcelo Henrique Pinto. A convite do vereador Wesley de Jesus, o secretário prestou esclarecimentos sobre as intervenções em andamento no município, com ênfase nas obras realizadas na MG-30.

De autoria do Executivo, foram apresentados quatro Projetos de Lei. As matérias tratam da criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e da instituição do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do Programa de Guarda Subsidiada.

Foram apreciados também pareceres de comissões permanentes sobre projetos que envolvem diferentes áreas. Entre eles, estão propostas para a fixação de prazos para a disponibilização de prontuários médicos, o incentivo à capacitação em programação, robótica e idiomas, ações de preservação ambiental, a instituição da Semana da Cultura Nordestina, a oferta de cursos de formação para protetores da causa animal, a política de atenção à saúde das pessoas com vitiligo e o fornecimento, pelo SUS, de medicamentos à base de Cannabis.

Entre os pareceres votados, destacou-se a proposta, de autoria da vereadora Viviane Matos e do vereador Mael, que reconhece a cultura gospel como manifestação cultural local e institui a Semana da Cultura Evangélica. A matéria foi aprovada em primeira e segunda votação e segue agora para sanção.

Na mesma noite, o plenário aprovou em primeira e única votação o Projeto de Decreto Legislativo nº 485/2025, de autoria do vereador Anisinho, que concede a Medalha de Mérito Cultural “Cássio Magnani” ao senhor Olindo Vitor Antônio da Silva.

As reuniões plenárias da Câmara Municipal acontecem semanalmente e estão abertas à participação da população.