O Programa Câmara nas Escolas chegou à fase de avaliação dos projetos de lei criados pelos estudantes que participaram da edição de 2025. Nesta etapa, uma comissão examinadora externa será responsável por escolher o melhor projeto, entre os desenvolvidos com o tema “Melhorias para a Juventude de Nova Lima”.

A banca avaliadora será formada por representantes da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e por profissionais da mídia especializada em comunicação e jornalismo. Nenhum dos avaliadores reside em Nova Lima, o que reforça a imparcialidade e a transparência do processo.

Os projetos serão analisados a partir de critérios como clareza, constitucionalidade, viabilidade técnica e orçamentária, relevância social e originalidade. O trabalho com maior pontuação será reconhecido em cerimônia oficial no dia 26 de novembro, quando também será transformado em proposição legislativa.

Mais do que uma competição, essa etapa marca o encerramento de um ciclo de aprendizado e cidadania, aproximando os jovens do Poder Legislativo e mostrando o valor da participação política.

Confira o edital completo abaixo: