A Câmara Municipal de Nova Lima, por meio da Escola do Legislativo “Professora Zoi Liboni Cougias Rossini, realiza na próxima quarta-feira (5), às 19h, no Plenário da Casa, o Encontro dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Lima.

Com o tema “Carnaval 2026: desafios, avanços e caminhos”, o encontro marca mais um importante momento de diálogo entre o poder público, artistas e representantes da cultura popular, com o objetivo de fortalecer a organização do carnaval nova-limense e refletir sobre o papel do festejo como expressão social, histórica e comunitária.

O convidado especial da noite será o historiador, músico e regente Guto Borges, uma das figuras mais influentes da retomada do Carnaval de rua de Belo Horizonte. Mestre em História pela UFMG, com a dissertação “As Bordas de um Vazio”, que analisa cinema e periferia no Brasil dos anos 1970 , Guto é também um dos principais articuladores culturais da capital mineira, atuando tanto na cena musical quanto na formação de políticas públicas culturais.

Ao longo de sua trajetória, Guto Borges esteve à frente de movimentos que deram novo fôlego ao Carnaval de rua de BH, participando da construção coletiva de blocos emblemáticos e da valorização da ocupação artística dos espaços públicos. Músico e ex-integrante da banda Dead Lover’s Twisted Heart, ele integrou o circuito cultural nacional e internacional, além de atuar como professor em projetos sociais e colunista em rádio pública, sempre com foco nas culturas urbanas e periféricas.

Durante o encontro, o pesquisador e artista vai compartilhar sua experiência na reconstrução do Carnaval belo-horizontino, destacando boas práticas de organização, autogestão e articulação comunitária que podem inspirar os fazedores de cultura de Nova Lima.

“O Carnaval é mais do que uma festa, é um espaço de pertencimento, identidade e resistência. Quando olhamos para ele com seriedade e sensibilidade, percebemos que falar de Carnaval é falar de cidade, de política e de cidadania”, afirma Thiago Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Nova Lima.

Além da palestra, o evento propõe um espaço aberto de escuta e diálogo com os blocos, escolas de samba e representantes culturais da cidade, que poderão compartilhar suas vivências, desafios e propostas para o Carnaval 2026. A ideia é construir, de forma colaborativa, caminhos que fortaleçam a cultura local e ampliem a visibilidade das manifestações carnavalescas de Nova Lima.

Gratuito e aberto ao público, o Encontro dos Blocos e Escolas de Samba reforça o compromisso da Câmara Municipal de Nova Lima em valorizar a cultura popular, promover a formação cidadã e incentivar a participação social.

inscrições gratuitas pelo site Sympla.