A Câmara Municipal de Nova Lima realizou, nesta segunda-feira (17/11), a segunda edição do projeto Cuidando de Quem Cuida, iniciativa do Serviço de Acolhimento ao Cidadão (SAC) voltada a acolher mães e cuidadoras atípicas do município. O encontro reforçou a proposta de oferecer escuta, aprendizado e cuidado emocional para quem dedica grande parte da vida ao cuidado do outro.

Esta edição contou com uma roda de conversa sobre a saúde e bem-estar das famílias atípicas, conduzida pela enfermeira Kathleen Matias. Ela destacou a importância das cuidadoras preservarem sua identidade e cuidarem da própria saúde emocional. “É fundamental o autocuidado dessas pessoas, das práticas sagradas, da manutenção da essência dessas cuidadoras, para elas se reconhecerem para além do papel de cuidadora”, destacou Kathleen.

Durante o encontro, participantes compartilharam vivências e destacaram a importância do projeto. A avó atípica Maria Cristina de Souza reforçou o impacto positivo dos encontros: “É muito bom, tem muita coisa importante, você sai daqui com outro aprendizado, outra visão. Eu acredito nesse projeto e gostaria que ele não acabasse.”

Com encontros mensais, o Cuidando de Quem Cuida se consolida como um espaço de apoio contínuo, fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar das cuidadoras de Nova Lima. A iniciativa reforça o compromisso da Casa Legislativa com políticas públicas de acolhimento, inclusão e valorização das famílias atípicas.