A doação de sangue salva vidas e, no início do ano, essa atitude se torna ainda mais necessária. Nesse período, os estoques costumam apresentar queda significativa devido à redução no número de doadores, enquanto a demanda por transfusões aumenta em razão de viagens, acidentes e do crescimento de doenças sazonais. Atenta a essa necessidade, a Câmara Municipal de Nova Lima reforça o incentivo à doação como forma de contribuir para a manutenção dos estoques e garantir o atendimento à população.

A enfermeira Antonieta Sacramento, responsável técnica pelo Posto Avançado de Coleta Externa de Nova Lima (PACE), reforça a importância da doar neste período: “Em janeiro, tem muitas viagens, em consequência, muitos acidentes. Os estoques ficam muito baixos. Além disso, tem as doenças como a dengue que pode causar hemorragia, aumentando a necessidade de transfusões”.

Servidores da Câmara aderiram à campanha. Entre eles, a estagiária Lavínia Lage, que destacou a simplicidade do processo: “Doar sangue é super tranquilo. É simples, rápido e ajuda quem mais precisa. O atendimento é seguro e a sensação depois da doação é muito boa. É um gesto simples que pode salvar muitas vidas”.

O PACE recebe doadores seguindo todos os protocolos de segurança, garantindo um processo rápido e tranquilo. A coleta dura, em média, de 4 a 12 minutos, e o procedimento completo leva cerca de uma hora.

Como doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e com peso acima de 50 kg, seguindo os critérios estabelecidos pela Fundação Hemominas. Menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável legal. A lista completa de requisitos pode ser consultada no site www.hemominas.mg.gov.br.

Agendamento
As doações no PACE Nova Lima devem ser agendadas pelo telefone (31) 3180-6333.