No dia 25 de junho, uma comissão formada por representantes dos poderes executivo e legislativo, além da sociedade civil, elegeram os três trabalhos finalistas do 1º Concurso de desenhos “Prenda o racismo, solte seus cabelos” esta em sua fase final. Realizado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o concurso conta com o apoio da Câmara Municipal.

O objetivo é promover a autoestima e autoafirmação dos estudantes, utilizando a positivação do cabelo crespo como fator fundamental da identidade de crianças e jovens. É ainda um importante passo para que a Lei 10639, que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura Afro-brasileira nos currículos de todas as escolas, seja de fato, efetivada.

A votação para a escolha do desenho foi realizada pela página da Coordenadoria de Igualdade racial, na internet. O trabalho vencedor será utilizado em brindes que serão distribuídos para alunos e escolas da Rede Municipal de Ensino. Participaram da ação alunos do 4º, 5º e 6º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino.