Sabendo da importância das crianças para o futuro de nosso país, a Câmara de Nova Lima aprova protejo de lei que garante a obrigatoriedade de avaliação oftalmológica em alunos da rede municipal. Esta assistência primária visa detectar a deficiência visual no período escolar, evitando assim que as crianças percam qualidade no desenvolvimento de suas habilidades relacionadas à boa visão.

A deficiência visual afeta diretamente o aprendizado, retardando o raciocínio e dificultando o processo de linguagem. Além de criar nos alunos o desinteresse pelas atividades escolares, e também o constrangimento perante aos colegas da turma.

O projeto, de autoria dos vereadores Fausto Niquini e Ângela Lima, requer que os exames ocorram no início do ano letivo. Sua realização caberá ao Executivo municipal, por meio da secretária de Saúde, que disponibilizará profissionais exclusivamente de seu quadro, em ambulatórios de oftalmologia adequados nas unidades de saúde, para o melhor atendimento aos alunos.

A Câmara entende que melhorar a condição visual das crianças de hoje, vai além de tão somente ampliar o campo físico de visão. Esta melhoria também amplia a possibilidade para que elas possam galgar rumo a novos horizontes, e potencializar assim a dignidade de um exímio cidadão Nova-limense do nosso amanhã.