História, educação e sustentabilidade 

Durante a Sessão Plenária realizada no dia 02/08, os vereadores e vereadoras aprovaram e encaminharam para sanção do executivo três projetos de lei importantes para cidade: 

  • O primeiro deles, PL 2150/2022, declara Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Nova Lima a festa de Nossa Senhora do Pilar.  
  • Já os projetos de lei 2153/2022 e 2154/2022, tratam sobre a instituição do prêmio Meninas Olímpicas e do programa de certificação Crédito Verde e selo Nova Lima Sustentável, respectivamente. 

O prêmio Meninas Olímpicas visa homenagear as estudantes brasileiras de escolas públicas que tenham representado o Brasil em Olímpiadas Científicas realizadas em todo o país, reconhecendo o esforço e dedicação delas, além de se tornar um espaço de representatividade para outras meninas. E o Programa de Certificação de Crédito Verde e o Selo Nova Lima sustentável tem por objetivo incentivar a adequação de edificações com regularidade urbanística às medidas de sustentabilidade e resiliência, contribuindo para reduzir os impactos das mudanças climáticas. 

Visita técnica da CPI de Empreendimentos Minerários à Vale 

Em fase de finalização dos trabalhos da CPI de Empreendimentos Minerários, os vereadores membros da comissão, visitaram o Complexo Administrativo da Vale no bairro Águas Claras. Na visita, a equipe técnica da empresa fez uma apresentação dos Planos de Atendimentos de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM), além de explicarem aos vereadores o funcionamento do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). 
 

Após a visita ao CMG, os vereadores foram conhecer a Estrutura de Contenção à Jusante – ECJ de Macacos. 

Essas visitas foram de extrema importância para o conhecimento das questões relacionadas às barragens no município e contribuirão para a elaboração dos relatórios e finalização dos trabalhos da CPI. 

Audiência Pública debate impactos da obra de duplicação da MG-030 

No dia 10 de agosto, a Câmara de Nova Lima realizou audiência pública para debater os impactos da obra de duplicação da MG-030 para a população nova-limense. 

A audiência ouviu a população e moradores do entorno da MG-030, bem como o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues e os vereadores da cidade.  

Na ocasião, foram expostos problemas e dificuldades enfrentadas pelos moradores do entorno da MG-030, onde acontecem as obras de duplicação, e discutidas alternativas para soluções dos problemas.  

Centro Integrado de Atendimento à Mulher começa a funcionar na Câmara de Nova Lima 

No dia 12 de agosto, aconteceu o lançamento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), na Câmara de Nova Lima.  

O CIAM é uma estrutura direcionada ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Tem a finalidade de zelar pela defesa dos direitos da mulher, recebendo diretamente das polícias Civil e Militar encaminhamentos das vítimas de violência doméstica que demandam atendimentos prioritários pisicológico e de orientação jurídica. Fiscalizar e acompanhar a execução de políticas públicas para as mulheres também é função do CIAM. 

Dessa forma, a Câmara contribui, de forma efetiva, para o fortalecimento de ações de suporte e acolhimento no atendimento às mulheres em situação de violência, prestando um serviço para a população da cidade e, com isso, abrindo ainda mais as portas do Legislativo para a população.