
A Câmara Municipal de Nova Lima realizará, no dia 27 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Franzen de Lima, a solenidade de entrega da Honraria José Gomes Pimenta, o Prêmio Dazinho, criado para reconhecer e valorizar pessoas e/ou instituições que contribuem para fortalecer a representatividade e o protagonismo da população negra em Nova Lima e em todo o país.
Instituída pelo Decreto Legislativo nº 464/2024, a homenagem celebra o legado de José Gomes Pimenta, conhecido carinhosamente como Dazinho, um símbolo de resistência e liderança entre os trabalhadores mineiros. Enfrentou dificuldades impostas pelo racismo e pela desigualdade social, tornando-se um marco na história política de Minas Gerais ao ser eleito o primeiro deputado estadual negro do Estado. Sua trajetória reflete o compromisso com a inclusão das classes trabalhadoras e da população negra no cenário político e social.
A honraria será concedida a quem atua na promoção da cultura negra, igualdade racial e valorização da identidade afrodescendente, abrangendo áreas como letramento, enfrentamento ao racismo estrutural, visibilidade negra, ativismo racial, resgate histórico, diálogos antirracistas, inclusão e diversidade.
Confira os homenageados:
Adélia Silva Ambrósio
Indicação: Vereador Mael
Nasceu em Nova Lima em 1971, aprendeu desde cedo o valor da empatia e da solidariedade. Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, é também artesã por vocação. Acolhe e apoia famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo ações solidárias e fortalecendo os laços comunitários de Honório Bicalho. Mãe solo de dois filhos, transformou desafios em força e inspiração. Sua trajetória é marcada pela fé, luta contra o racismo e pela defesa da educação, arte, cultura e esporte como instrumentos de inclusão e transformação social.
Ana Regina Nonato dos Santos
Indicação: Vereador Zelino
Tem 71 anos, casada, mãe de 3 filhos, avó, bisavó e um exemplo de força, luta e representatividade em Nova Lima, onde dedica sua vida à valorização da história e da cultura negra. Atua ativamente no Movimento Negro por meio do Grupo Ébano. Foi protagonista da celebração da missa inculturada na Igreja Matriz e Bloco da Cor, que levou a beleza da negritude para os carnavais da cidade. Esteve presente compartilhando a história, as raízes e a luta do povo negro com crianças e jovens.
Andréa Félix dos Santos Alves
Indicação: Vereador Álvaro Azevedo
Assistente social, gestora pública, gerontóloga e servidora municipal há 35 anos. Dedicou mais de duas décadas à defesa dos direitos humanos, especialmente no enfrentamento ao racismo e promoção do envelhecimento ativo. Idealizou o Programa Municipal de Promoção da Igualdade Racial, iniciativa que estruturou políticas permanentes de combate ao racismo institucional. É coordenadora de Políticas dos Direitos da Pessoa Idosa e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, além atuar como delegada de políticas para as mulheres e de direitos da pessoa idosa.
Cibele Oliveira Santos Queiroz
Indicação: Vereador Thiago Almeida
Tem 31 anos, é advogada, presidente Estadual da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB e Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Nova Lima. Foi Presidente Subseccional da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Nova Lima. Pós-graduada em Processo Civil Empresarial, especialista em Crimes Raciais nas Relações de Consumo e pós-graduanda em Direito das Mulheres.
Elcio Pinheiro Lopes
Indicação: Vereadora Viviane Matos
Tem 75 anos, nasceu e foi criado em Nova Lima. Fundou com o amigo Milton o Movimento Ébano, criado a partir de experiências pessoais de racismo e do desejo de fortalecer a consciência negra em Nova Lima. Foi voz ativa na denúncia de casos de discriminação, como o afastamento de uma professora por racismo, e na defesa do Coral Africano Agbara – Vozes da África, após um episódio de preconceito no Teatro Municipal. Com coragem e determinação, consolidou o Movimento Ébano como um importante instrumento de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
Eudes João dos Santos
Indicação: Vereadora Silvânio Aguiar
Nascido em Nova Lima, é servidor público, guardião das tradições afro-brasileiras e integrante dedicado da Guarda de Congado de Nossa Senhora Aparecida. Seu vínculo com o Congado começou aos 9 anos, e desde então essa manifestação se tornou parte essencial de sua vida. Homem de fé, tem em sua mãe, Rainha Conga, sua maior inspiração. Dela e dos mais velhos herdou os ensinamentos sobre respeito, ancestralidade e gratidão, que transmite com orgulho às novas gerações.
Gisele Cristina de Abreu
Indicação: Vereador Wesley de Jesus
Filha adotiva de Roberto José e Hermínia Maria, casada e mãe de dois filhos. Há 25 anos serve na Igreja do Evangelho Quadrangular, onde atua há 15 anos com crianças e jovens. Atualmente é Coordenadora das Líderes de Crianças e lidera projetos voltados à inclusão e acessibilidade de crianças com deficiência. Coordena o Projeto Kids, que promove valores cristãos, convivência familiar e formação cidadã. Acredita que o amor de Deus deve caminhar junto ao respeito à diversidade.
Jaqueline Costa Oliveira
Indicação: Vereador Gliverson Marques
Mora em Nova Lima há quatro décadas. Formada em Meio Ambiente e Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, atua como advogada. Destacou-se na Comissão de Promoção da Igualdade Racial, onde atualmente é presidente. Em 2025, ficou entre as classificadas na etapa estadual da OAB com um artigo sobre os 15 anos do Estatuto da Igualdade Racial. Engajada na valorização da população negra e na promoção da equidade racial, leva o debate sobre inclusão e combate ao racismo para além do campo jurídico, contribuindo para uma Nova Lima mais justa e plural.
Kleber Felipe da Cruz
Indicação: Vereador Nilton Cruz
Chegou ao Jardim Canadá aos 9 anos, onde encontrou na arte um caminho de expressão, pertencimento e transformação. Desde cedo, participou de oficinas de teatro, dança e música, aprofundando-se nas danças urbanas com a Quik Cia de Dança e o Projeto Fred, tornando-se professor de dança de salão. Com fé nos orixás e guiado por Oxóssi, cultiva sua ancestralidade e espiritualidade, também expressas na capoeira. Através da arte, promove igualdade racial, inclusão e valorização da identidade negra, acreditando no poder transformador da cultura.
Luiz Carlos Ferreira
Indicação: Vereador Adilson Taioba
Nascido em Nova Lima e conhecido como Luizinho, é um dos maiores nomes do esporte nova-limense e uma referência nacional no futebol brasileiro. Revelado nas categorias de base do Villa Nova, destacou-se pela técnica, disciplina e dedicação. Brilhou em grandes clubes, especialmente no Atlético, e alcançou projeção internacional ao defender o Sporting, de Portugal, e a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 82. Símbolo de superação e inspiração, Luizinho representa a força do esporte como instrumento de transformação e o orgulho de Nova Lima.
Maria Martins Clemente
Indicação: Vereador Anisinho
Primeiro presidente da Guarda de Marujo Nossa Senhora do Rosário, da qual hoje é presidente. Há mais de 23 anos lidera o Congado em Nova Lima. Sob sua liderança, a Guarda de Marujo tornou-se um espaço de valorização da herança afro-brasileira, garantindo sua continuidade. Por meio de celebrações como o Trançamento de Fitas, o Levantamento da Bandeira, a Coroação do Rei e Rainha do Congado e a Missa Conga, mantém viva a memória, a fé e o orgulho de um povo que encontra no Congado a expressão mais autêntica de sua história e espiritualidade.
Milton Damásio Duarte
Indicação: Vereador Pedro Dornas
É palestrante, artista plástico, artesão e ourives. Iniciou sua militância no movimento negro em 1971, no Rio de Janeiro, enfrentando o preconceito e promovendo conscientização em comunidades e terreiros de matriz africana. Atuou também em São Paulo e, ao retornar a Nova Lima em 1974, fortaleceu a luta local pela igualdade racial. Trouxe para cá a Missa Afro e trabalhou com diversas comunidades quilombolas. Foi diretor da Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário, membro da SEPPIR, fundador do CONEPIR e do Movimento Ébano, além de idealizador da Coordenadoria de Igualdade Racial de Nova Lima.
Raymunda Matilde Moreira dos Santos
Indicação: Vereador Danúbio
Vitor Hugo Teixeira – Delatorvi
Indicação: Vereador Abner
Nascido e criado em Nova Lima, é rapper, compositor e designer de roupas. Reconhecido como um dos precursores do Trap, se consolidou como o artista de rap com maior número de músicas e discos lançados na história da cidade. São 5 álbuns e mixtapes e mais de 230 singles. Aos 31 anos, acumula colaborações com Djonga, Raffa Moreira, Mc Luanna, WIU e Sidoka. Se apresentou no Planeta Brasil, Caixa Alta e Virada Cultural de Belo Horizonte. Em suas letras e melodias, aborda temas como identidade racial, discriminação e a restrição de acesso da população negra a diferentes profissões.
Welington Geraldo Dias da Silva
Indicação: Claudinho Valle
Iniciou na capoeira em 1994, passando por grupos como Mandingueiros de Palmares, Ginga Capoeira e Bantus. Em 1997, conheceu o Mestre Jaiminho, com quem se formou e passou a ministrar aulas para crianças, jovens e adultos. Movido pelo interesse em suas raízes afro, envolveu-se em ações e debates sobre Consciência Negra e Igualdade Racial. Também integrou grupos de jovens, associações comunitárias e movimentos religiosos, sempre buscando promover um engajamento social mais democrático e justo.
