




O projeto “Câmara nas Escolas” segue mobilizando jovens da rede estadual de ensino de Nova Lima. A iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal já impactou mais de 600 estudantes e, nos próximos meses, terá novas etapas importantes: as candidaturas e as eleições simbólicas que elegerão 15 vereadores jovens.
Entre os dias 1º e 11 de julho, alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, poderão se inscrever como candidatos diretamente na secretaria de suas escolas. Já a eleição ocorrerá no dia 21 de agosto, das 9h às 12h, em cada uma das cinco escolas participantes: Maria Josefina Sales Wardi, Josefina Wanderley Azeredo, Deniz Vale, Augusto de Lima e João Felipe da Rocha.
Além de promover eleições internas, o projeto também prevê a elaboração de propostas legislativas pelos próprios alunos. Cada escola irá desenvolver um projeto de lei, e a proposta vencedora será implementada no município.
O programa, que acontece de maio a dezembro de 2025, tem o objetivo de aproximar os jovens da política e incentivar a formação de lideranças conscientes e atuantes. Para isso, oferece atividades práticas e educativas sobre democracia, cidadania e o funcionamento do Poder Legislativo.
Até dezembro, os vereadores jovens irão participar de sessões e vivências legislativas, aproximando-se do dia a dia do Poder Legislativo e entendendo, na prática, a importância da participação política.