


A cidade de Nova Lima se prepara para celebrar um marco no incentivo à cidadania jovem: a solenidade de posse dos 15 vereadores eleitos pelo programa Câmara nas Escolas. O evento será realizado nesta quinta-feira (28), às 18h30, no Teatro Municipal, e marca oficialmente o início do mandato dos novos parlamentares, com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras, diretores, professores, familiares e comunidade.
Nesta quarta-feira (25), os jovens eleitos participaram de um encontro preparatório para conhecer o rito de posse, explicando todas as etapas formais que marcam o início do mandato. Durante a atividade, eles tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes o funcionamento do plenário, os protocolos adotados em sessões solenes e o papel que cada um desempenhará a partir da posse. Uma forma de garantir que todos estejam devidamente orientados e preparados para assumir suas funções de forma consciente e responsável.
A posse oficial reunirá autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, representantes do TRE-MG, dirigentes escolares, familiares e amigos dos estudantes. Durante a cerimônia, cada um receberá oficialmente o diploma de posse e fará o juramento de compromisso com a ética, a democracia e a defesa dos interesses da comunidade escolar e da cidade.
Câmara nas Escolas
O Programa Câmara nas Escolas é uma iniciativa da Câmara Municipal para estimular a vivência democrática ainda na juventude. Ao longo do projeto, os candidatos tiveram acesso a conteúdos formativos e orientações, além de regras específicas que garantiram a igualdade de condições, como a proibição de divulgação em redes sociais e de apoio de políticos ou influenciadores.
A votação histórica aconteceu no último dia 21, envolvendo quase 2 mil estudantes das cinco escolas estaduais de Nova Lima. Eles utilizaram urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-MG para escolher os 15 vereadores jovens entre 30 candidatos. O processo reproduziu integralmente o modelo das eleições oficiais, com mesários treinados e regras claras de igualdade, garantindo legitimidade, segurança e transparência. A apuração dos votos foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube, ampliando a participação da comunidade.