

A Câmara Municipal de Nova Lima, por meio da Escola do Legislativo, realizou na noite desta segunda-feira (28/04) o workshop “Jornada das Associações: caminhos para uma gestão associativa eficiente”, voltado a líderes comunitários e representantes de associações da cidade.
Mais de 60 pessoas participaram do encontro, representando 38 instituições. A iniciativa busca oferecer capacitação contínua para que essas entidades alcancem a regularização jurídica, aprimorem sua gestão e elaborem planos de trabalho que viabilizem a captação de recursos.
O presidente da Câmara, Thiago Almeida, destacou o compromisso da Casa com o fortalecimento das instituições: “Como presidente da Câmara, reforço meu compromisso de estar ao lado das associações, oferecendo formação, orientação e suporte jurídico e administrativo por meio da Escola do Legislativo. A realização da Jornada das Associações foi um passo importante para aprofundar, ainda mais, essa parceria.”, afirmou.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Tatiana Dias Ignacio, destacou a importância das associações na sociedade civil organizada e os objetivos da Jornada, voltados à qualificação e profissionalização dessas entidades.
A programação contou com duas palestras principais. O advogado Felipe Gallo da França, mestre em Direito Político, tratou dos aspectos jurídicos da gestão associativa, como constituição legal, estatuto, assembleias e responsabilidades dos dirigentes. Na sequência, o contador Gabriel Madeira, especialista em contabilidade de associações, apresentou orientações práticas sobre obrigações fiscais, prestação de contas, isenções tributárias e transparência financeira.
Os participantes também conheceram serviços da Câmara que estão disponíveis para todos, como a assessoria jurídica do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, os projetos da Escola do Legislativo e o SINE.
Para Magali Félix, da Associação Rama, o evento trouxe segurança e motivação: “Quero parabenizar pelo trabalho de hoje. Gostei muito e é algo que nos deixa mais seguros para fazer aquilo que está no nosso coração. Todas as informações foram relevantes. Que venham outros encontros como este.”
Já Flávia Rocha, gestora de projetos da AMANOVA, destacou o impacto da iniciativa: “Se as associações souberem o potencial disso, vão embarcar de cabeça.”
A Jornada das Associações terá novos encontros, abrindo espaço para que novos interessados possam participar e se tornem aptos a atuar de forma estruturada. Quem não participou da primeira edição ainda poderá se integrar às próximas etapas.