A Câmara Municipal de Nova Lima, não aprovou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias), da forma como foi encaminhada pelo Executivo. Isso porque a comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e a assessoria orçamentária do Legislativo apontaram algumas correções a serem feitas. Portanto a LDO foi devolvida ao Executivo.

A Câmara só poderá encerrar suas atividades do primeiro semestres após aprovação da LDO. Por isso o presidente da casa, o vereador José Geraldo Guedes pediu urgência nas devidas correções.

A LDO é um instrumento elaborado pela Secretaria de Finanças do Município. Conforme Art.165, §2º CF/88 – A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

No exercício fiscal de suas atribuições legais, e na responsabilidade de representatividade da população Nova-limense os vereadores aguardam uma posição do Executivo para que o Projeto entre novamente em pauta.