A Câmara Municipal, em parceria com a Prefeitura de Nova Lima, inaugurou ontem (11), o projeto “Carreta Oftalmológica – Mutirão da visão”.

Esta ação conjunta entre Executivo e Legislativo foi possível graças a emenda impositiva apresentada e aprovada por vereadores e vereadoras da Câmara, destinando recursos para realização de cirurgias eletivas e exames oftalmológicos a pacientes na fila de espera do SUS.

O projeto proporcionará atendimentos oftalmológicos gratuitos a todos os estudantes das redes municipal e estadual de Nova Lima e também às pessoas que já possuem o encaminhamento de sua UBS para a realização do exame.

A Carreta Oftalmológica é equipada para realizar o diagnóstico de problemas de visão, com a detecção de problemas comuns, como miopia e astigmatismo, até o diagnóstico de condições mais sérias, como glaucoma e catarata. Além das consultas e exames, o projeto oferecerá óculos com lentes corretivas gratuitamente ao público prioritário e promoverá ações de educação em saúde ocular, com orientações sobre medidas preventivas e hábitos saudáveis que podem proteger a visão ao longo da vida.

📍O equipamento fica na cidade até o dia 15 de dezembro no seguintes locais:

11/09 a 11/11 – Av. Ribeirão Cardoso, nº 347, Centro (atrás do SENAI)

13/11 a 24/11 – Rua Jardim, altura do nº 9, Honório Bicalho

27/11 a 15/12 – Rua Alasca/Rua King, altura do nº 723, Jardim Canadá (em frente ao CEI)