A Câmara Municipal de Nova Lima realiza, no dia 1º de janeiro de 2021, a partir das 17h, a Cerimônia de Posse do prefeito João Marcelo Dieguez Pereira, do vice-prefeito Diogo Jonata Ribeiro e dos vereadores eleitos para a 19º Legislatura: Álvaro Alonso Perez Morais de Azevedo, Anísio Clemente Filho, Cláudio José de Deus, Danúbio de Souza Machado, José Carlos de Oliveira, Joselino Santana Dias, Juliana Ellen de Sales, Tiago Almeida Tito, Thiago Felipe de Almeida e Viviane Gomes de Matos.

Em decorrência da pandemia, o evento – a ser realizado no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, não estará aberto ao público. A decisão foi estabelecida em comum acordo entre os novos legisladores eleitos e o novo prefeito com o propósito de minimizar os riscos de transmissão do Covid-19. A população poderá acompanhar a cerimônia ao vivo pelo Canal da Câmara de Nova Lima no YouTube e pelo canal 6 NET da TV Banqueta.

Para que a cerimônia seja realizada da melhor forma e o Legislativo possa promover um evento com mais segurança, foram programadas ações como instalação de dispensers de álcool-gel por todo o Teatro, redistribuição das cadeiras, higienização do espaço, redução de público, entre outros.

A posse é uma Reunião Especial que tem caráter solene e deve seguir o regimento interno da Casa Legislativa. Para a posse dos legisladores, que terá início às 17h, o vereador ou vereadora mais votado (a) será o presidente que dará posse aos demais eleitos.

A vereadora Juliana Sales – mais votada nas ultimas eleições – será convidada a abrir os trabalhos na mesa de honra, que estará formada no palco do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima. Além da presidente, a vereadora Viviane Matos irá secretariar os trabalhos da sessão. Depois do juramento de todos os vereadores empossados, será realizada a apresentação das chapas para eleição dos cargos da Mesa Diretora. Logo após a votação, a presidente em exercício irá declarar a Nova Mesa Diretora da Câmara – Biênio 2021/2022.

Após esses trâmites, às 19 horas, será realizada a posse do prefeito João Marcelo Dieguez Pereira e do vice-prefeito Diogo Jonata Ribeiro.

Renovação na Casa Legislativa

Nessas eleições, as vagas na Câmara de Nova Lima tiveram uma renovação de 70% para o mandato de 2021 a 2024 e duas cadeiras serão ocupadas por mulheres.  A partir do dia 1º de janeiro de 2021, os parlamentares que assumirão as cadeiras têm pela frente a missão de atuar como porta-vozes da população e fiscalizadores do Executivo.

Os vereadores têm por atribuição também, elaborar, analisar e acompanhar a execução das leis de sua competência ou do Poder Executivo, além de fiscalizar como são gastos todos os recursos financeiros que são transferidos ao município. Todas essas ações são feitas em conjunto com a população, para que a cidade caminhe com mais qualidade de vida para todos.