A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Nova Lima esteve, na tarde de quinta-feira (27) e na manhã de hoje (28) no Centro Educacional São Tomás de Aquino, nas creche municipal Nancy Romani e nas escolas municipais José Brasil Dias e George Chalmers. O objetivo foi fiscalizar e acompanhar o processo de estruturação necessário para receber os alunos que, na rede particular e municipal de ensino, já retornaram ou irão retornar às aulas presenciais. As visitas foram realizadas pela presidente da Comissão, vereadora Viviane Gomes de Matos, pelo vereador Zelino Santana, Juliana Sales e Claudinho da Valle.

Nos estabelecimentos a Comissão avaliou projetos de sinalização e trânsito interno, pontos com álcool gel, distanciamento entre alunos e demais informações necessárias para a checagem de sustentabilidade no retorno às aulas. A vereadora Viviane Gomes destacou a importância da iniciativa. “Quando estamos nas escolas podemos ver in loco se a estrutura está, ou não, preparada para este momento. Vimos trabalhos concluídos e outros em processo de conclusão, mas todos muito empenhados em zelar pela saúde das crianças e dos funcionários”, avaliou a presidente.

O vereador Zelino Santana frisou que as ações de proteção e um processo de vacinação eficaz são fundamentais para dar segurança e tranquilidade às famílias.

Já a vereadora Juliana Sales lembrou a importância da ação #educarcomvacina que cobra uma ampla cobertura vacinal para os profissionais da educação. “Somada à vacinação dos profissionais da educação, os protocolos de segurança sanitária devem ser seguidos com rigor. Identificamos alguns ajustes necessários nas visitas de hoje, mas ficou claro que todo o esforço tem sido feito pelas escolas para que recebam os alunos da melhor forma possível”, destacou.

As visitas desta semana dão sequência às inciativas da Câmara Municipal para acompanhar e fiscalizar as ações de proteção na volta às aulas. Durante Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação no dia 05 de maio, a vereadora Viviane Gomes solicitou a criação de comitês mistos, com professores, pais e poder público para acompanhamento da Covid-19 nas escolas particulares e públicas. Também demandou um relatório, por escola, com a metragem das salas, projetos de sinalização e trânsito interno, pontos com álcool gel, número de funcionários de limpeza (com escalas) e detalhamento sobre a compra de insumos destinados a cada escola. Essas informações são necessárias para a checagem de sustentabilidade no retorno às aulas e, também, para disponibilizá-las às famílias e funcionários.