Dando prosseguimento aos trabalhos da CPI de Empreendimentos Minerários, nessa quinta e sexta-feira foram realizadas novas oitivas que contaram com a participação de convidados importantes como:

??Sr. Alfésio Braga, representando o Grupo de avaliação, exposição e risco ambiental do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos;
??Sr. Júlio Grilo, representante do COPAM (Conselho de Política Ambiental);
??Sra. Adriana Monteiro, Coordenadora no Laboratório de Solos e Meio Ambiente da UFMG;
??Daniel Neri, professor no Instituto Federal de Minas Gerais;
??Nelson Guimarães e Paulo Diniz, representantes da Copasa;
??Sra. Anna Motta, Subsecretária de Regularização Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD);
??Sr. Marcelo da Fonseca, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas;
??Sr. Gabriel Coutinho, Secretário Municipal de Meio Ambiente;
??Sr. Marcelo Seluchi, do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais;
??Vereador de Raposos, Luiz Amaro (Pescoço).

Os convidados discursaram sobre os impactos socioambientais verificados com as enchentes, sobre os efeitos da exposição à metais em concentrações elevadas na água e no solo e medidas que poderiam ser adotadas para minimizar os efeitos dessa exposição, dentre outros assuntos importantes na busca por fiscalizar e responsabilizar possíveis envolvidos no vazamento do Dique Lisa, da Mina de Pau Branco da Vallourec, em 8 de janeiro de 2022.