Iniciativa propõe momentos de acolhimento, aprendizado e fortalecimento emocional a quem dedica a vida a cuidar do outro

A Câmara Municipal de Nova Lima lançou nesta sexta-feira (24/10) o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, uma iniciativa do Serviço de Acolhimento (SAC) voltada a mães e cuidadoras atípicas do município. O objetivo é oferecer acolhimento emocional, troca de experiências e atividades voltadas ao autocuidado de quem dedica a vida ao outro.

A proposta cria uma rede de apoio e fortalecimento por meio de encontros que incluem rodas de conversa, oficinas práticas de motricidade e autorregulação, além de momentos de meditação. As atividades são conduzidas por profissionais das áreas da saúde e do comportamento humano, com foco em promover bem-estar, escuta e aprendizado.

A primeira edição contou com palestra e oficina conduzidas pela terapeuta ocupacional Izabela Lambertucci Cardoso, mestre em Estudos da Ocupação e especialista em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia (USC). “A intenção foi ajudar essas mães a entenderem o que suas crianças passam no dia a dia e como favorecer a autonomia delas. Tivemos trocas muito ricas e um espaço muito bom de acolhimento e cuidado”, destacou Izabela.

Durante o encontro, participantes compartilharam vivências e destacaram a importância do projeto. Para Clêta Baroni, mãe atípica, a iniciativa representa um momento de descanso e reconexão: “Foi um momento importantíssimos de trocas, vivências e conhecimento. Um momento que tivemos nosso. Foi muito gratificante”.

A psicóloga da Câmara, Tatiane Alvarenga, explicou que o “Cuidando de Quem Cuida” foi elaborado com base na escuta das famílias e profissionais da área. “Nós ouvimos mães, as famílias atípicas e profissionais que trabalham na área, os grupos do nosso município, para que a gente consiga atender a demanda dessas mães, com o que realmente elas precisam”, afirmou.

Com encontros periódicos, o projeto busca consolidar-se como uma política permanente de valorização e suporte às cuidadoras, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Nova Lima com o bem-estar e a inclusão social.