Entre a correria dos dias, o cansaço que insiste em ficar e a esperança que nunca se apaga, encontram coragem para recomeçar todos os dias. São mães, cuidadoras, mulheres que abraçam o papel de zelar pela vida de alguém, muitas vezes esquecendo de si mesmas. Pensando nelas, o Serviço de Acolhimento da Câmara Municipal de Nova Lima (SAC) realiza a segunda edição do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, uma iniciativa que transforma o ato de cuidar em uma experiência coletiva de afeto, escuta e renovação. O encontro acontecerá no dia 17 de novembro, das 14h às 16h. Inscrições limitas pelo site Sympla.

Esta edição contará com a roda de escuta “Saúde e bem-estar das famílias atípicas”, conduzida pela enfermeira Kathleen Campos Matias. Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Kathleen atua como analista na MedSênior e é bolsista profissional do programa CACTO – Cuidado Unitário às mães de crianças com transtorno do espectro autista e/ou deficiência. A profissional integra ainda o Programa Primeira Infância Plena da UFMG, e possui publicações de relevância internacional, além de domínio de idiomas como inglês, espanhol e francês.

Durante a roda de conversa, Kathleen conduzirá reflexões sobre o autocuidado, um tema urgente e necessário para quem dedica o tempo e a energia ao bem-estar do outro. A proposta é que o encontro seja também um espaço de respiro, onde as participantes possam compartilhar vivências, acolher e serem acolhidas, reconhecendo a importância de cuidar de si para seguir cuidando com amor e equilíbrio.

Mais do que uma série de encontros, o “Cuidando de Quem Cuida” se consolida como uma rede de apoio emocional e social, criada para oferecer escuta, aprendizado e fortalecimento a quem vive o desafio e a beleza do cuidado diário. A iniciativa promove oficinas práticas, atividades de motricidade e autorregulação e momentos de convivência, sempre guiados por profissionais das áreas da saúde e do comportamento humano.

“Com uma proposta sensível e transformadora, o ‘Cuidando de Quem Cuida’ reafirma o compromisso da Câmara com o bem-estar da comunidade, especialmente com aquelas que sustentam, com amor e coragem, o cuidado em sua forma mais pura. É um gesto de empatia, reconhecimento e valorização”, afirma o Presidente da Casa, vereador Thiago Almeida.