




Nova Lima viveu, nessa quinta-feira (28), uma noite histórica marcada pela esperança e pelo protagonismo da juventude. A solenidade de posse dos vereadores jovens eleitos pelo projeto Câmara nas Escolas, da Câmara Municipal, não apenas celebrou a democracia e a cidadania, mas também surpreendeu a todos com um anúncio que vai transformar a vida de cada um dos 15 estudantes: uma bolsa de estudos integral na Universidade FUMEC. Transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube, a celebração mostrou que quando o poder público, a escola e a comunidade caminham juntos, a democracia floresce, e os jovens deixam de ser apenas espectadores para se tornarem atores ativos da transformação social.
O Câmara nas Escolas ofereceu aos alunos das escolas Deniz Vale, Augusto de Lima, Josefina Wanderley Azeredo, Maria Josefina Sales Wardi e João Felipe da Rocha uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo. Por meio de oficinas, debates e simulações, os jovens refletiram sobre democracia, cidadania, direitos e deveres, construindo uma visão crítica e engajada da política. A iniciativa culminou na eleição dos vereadores jovens, escolhidos pelas próprias comunidades escolares, diplomados e celebrados como representantes legítimos.
Grandes autoridades da Justiça e do Legislativo estiveram presentes na cerimônia, como o Desembargador Júlio César Lorens, Presidente do TRE-MG; a juíza Anna Paula Vianna Franco, da 1ª Vara Criminal, Infância e Juventude e da 194ª Zona Eleitoral; o Professor Dr. Air Rabelo, Presidente da FUMEC; do Presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, vereador Thiago Almeida, demais vereadores da Casa, além de apoiadores e parceiros.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu nominalmente cada um. “Hoje, a gente não só da posse ao parlamento jovem, a gente cria um marco na nossa cidade. Estamos aqui não com vocês, mas por vocês. Me sinto realizado. Fiz questão que meu pai viesse aqui hoje, porque dentro da minha casa eu sempre tive ensinamento político, e sempre me fez falta não ver isso acontecer na nossa sociedade, principalmente enquanto jovem. E o jovem não tem que estar na plateia, ele tem que ser protagonista”, destacou Thiago Almeida ao abrir os trabalhos.
O momento de entrega dos diplomas foi conduzido em clima de emoção, simbolizando que aqueles jovens estavam aptos a assumir seus mandatos. No juramento de posse, Ágatha Edwiges, Erick Carvalho, Eva Karolliny, Henrique Soares, Maria Martins, Pedro Santos, Eduarda Dantas, Miguel Vicente, Yasmin Ferreira, Camila Letícia, Mariana Portela, Pedro Cândido, Jennifer Sodré, Luis Fernando e Yasmin Nonato levantaram suas mãos direitas e, em um gesto simples, mas carregado de significado, se comprometeram com os valores democráticos. Em seguida, foi anunciada a composição da mesa diretora, composta pela Presidente Jennifer Sodré; 1ª Vice-Presidente Eva Karolliny; 2º Vice-Presidente Miguel Vicente; 1ª Secretária: Maria Martins e 2ª Secretária Mariana Portela.
O Desembargador Júlio César reconheceu a importância e grandiosidade do projeto. “É uma iniciativa louvável por permitir ao estudante conhecer os bastidores e o dia a dia do parlamento e, quem sabe, um dia, um desses não se torna mais um. E que este projeto se estenda a todos os segmentos do município”.
Apoiadores e parceiros do projeto Câmara nas Escolas também foram homenageados. No entanto, o ponto alto da noite, foi o anúncio inédito da FUMEC, que concederá a cada um dos vereadores jovens uma bolsa de estudos integral, desde que atendam às regras do Programa da Universidade, abrindo as portas do ensino superior e reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social. O gesto foi recebido com aplausos e emoção pela plateia, que reconheceu na iniciativa uma oportunidade concreta para que os sonhos da juventude nova-limense se tornem realidade.
O Professor Dr. Air Rabelo, Presidente da FUMEC, parabenizou os novos alunos da Universidade. “Parabéns pela conquista. Estamos de portas abertas para receber cada um de vocês e caminharmos, juntos, nessa nova e inspiradora jornada. Que este seja o apenas o início de uma trajetória brilhante”.
Após os atos formais, o teatro se transformou em um espaço de celebração da cultura jovem. A apresentação da Batalha CTR trouxe poesia, música, rimas e resistência. A energia contagiante da Favelinha Dance colocou o público para vibrar em uma performance que misturou dança, funk e representatividade da cultura periférica.
“A noite foi marcada não apenas pela posse dos vereadores jovens, mas por um verdadeiro manifesto em defesa da educação e da juventude. A cerimônia mostrou que o futuro da política se constrói agora, com os jovens como protagonistas”, finalizou o Presidente da Câmara de Nova Lima, Thiago Almeida.