A Câmara Municipal de Nova Lima recebeu, nessa quarta-feira (3), o II Fórum Metropolitano de Hip-Hop, um encontro que uniu cultura, arte e cidadania em um mesmo espaço. O evento, parte da programação especial do Mês da Juventude, discutiu o tema Produção e custo do artista: quem paga a conta?”, trazendo à tona a importância da regulamentação dos coletivos e os desafios enfrentados por produtores e artistas na construção de um ecossistema justo e próspero.

Estiveram presentes representantes de Batalhas de Rima de Nova Lima e região metropolitana, como Batalha da Soberania, Batalha CTR, Batalha Sem Lei, Batalha Cultural, Batalha da P7, Batalha Clandestina, Batalha Tecae e Família de Rua. As presenças do DJ A Coisa e do rapper e ativista social Renegado garantiram o toque especial da noite. O Presidente da Câmara, vereador Thiago Almeida; a superintendente de Relações Institucionais da Casa, Juliana Rocha; o produtor cultural Hudson Barbosa, e demais envolvidos no tema também participaram.

Na abertura, o Presidente da Câmara, Thiago Almeida, destacou a importância de o Legislativo abrir suas portas ao movimento. O dia a dia do Legislativo não é fácil, de muita luta, mas a gente chega aqui através de vocês. Então é mais do que justo, válido, a gente poder estar aqui hoje para discutir um tema tão importante, e discutir que, realmente, a cultura para sobreviver ela tem que batalhar e lutar muito. Então é com muita satisfação que eu abro as portas da Casa Legislativa, da Casa do Povo, para o povo estar dentro”.

O rapper Renegado destacou a importância do hip-hop como força transformadora em sua trajetória e na de toda uma geração. “Eu comecei a cantar rap para não enlouquecer. Moleque preto, de favela, até os 10 anos eu nem sabia por que estava no mundo. O rap me deu luz, me deu perspectiva. Hoje, estar dentro de uma Câmara Municipal, debatendo cultura, é uma vitória. Agradeço o Thiago por isso. Precisamos valorizar o movimento em Nova Lima e ocupar esses espaços que já são nossos. Não precisa nem brigar por ele. É só sentar, ocupar e fazer, tá ligado?”, disse.

Além de Renegado, outro destaque da noite foi a presença do ícone da cena hip-hop em Belo Horizonte e região metropolitana, com mais de 40 anos de trajetória. Ao longo dos anos, DJ A Coisa se tornou referência à frente das pick-ups, atuando nos bailes de periferia e acompanhando a chegada do hip hop à capital mineira na década de 80. Foi pioneiro ao participar da formação do grupo Protocolo do Subúrbio e produção musical. Hoje, ele é visto como mentoria viva para as novas gerações do hip-hop mineiro, um verdadeiro pilar da cultura de rua. Ao longo da minha trajetória entendi que não dava para produzir só para mim. O hip-hop me mostrou que era preciso somar com outros artistas, outros grupos. Essa cultura é a única nos últimos 50 anos que respeita todas as pessoas, suas origens e seus costumes. O rap pode falar de qualquer assunto, dar voz a qualquer um. E é isso que garante sua força”, destacou DJ ao ressaltar o caráter coletivo do movimento, construído pela troca de experiências.

A diversidade de vozes reforçou o caráter plural do Fórum, que proporcionou um diálogo direto entre juventude, artistas, gestores culturais e representantes do poder público. Mais do que uma celebração da arte urbana, o evento consolidou-se como espaço de reflexão sobre a importância da regulamentação dos coletivos culturais e sobre os obstáculos enfrentados por quem atua na cena independente.

Mês da Juventude

O II Fórum Metropolitano de Hip-Hop integra a programação especial do Mês da Juventude, iniciativa da Câmara Municipal de Nova Lima que busca valorizar talentos locais, abrir oportunidades e incentivar jovens a transformarem suas realidades por meio da arte, da cultura e da cidadania. A programação segue ao longo de setembro, com diversas atividades culturais, educativas e sociais. Todas reforçam o compromisso da Câmara em criar canais de diálogo, fortalecer o movimento cultural e garantir que a juventude seja protagonista na construção de um futuro mais justo e criativo.

Credenciamento de atistas

Vale lembrar que a Câmara Municipal de Nova Lima está com inscrições abertas para o Credenciamento de Artistas, voltado à seleção de profissionais e atrações artísticas que irão compor a programação dos eventos promovidos pela instituição. As oportunidades contemplam MC, rapper, DJ, personagens artísticos, banda, dupla/trio e muito mais. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que atendam às exigências previstas no edital. O prazo vai até 15 de setembro. Outros detalhes em https://cmnovalima.mg.gov.br/processo-legislativo/arquivos/0c1f1c692bb12a52adda8a1ce852ae00.pdf