Desde o desastre do rompimento da Barragem de Brumadinho, em 2019, a Câmara Municipal de Nova Lima criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o estado das 26 barragens de rejeito da cidade e para acompanhar de perto as ações das mineradoras.

Em continuidade a esse trabalho no dia 21 de fevereiro, representantes do Legislativo estiveram no Centro de Monitoramento das Barragens na Mina de Águas Claras. No local, técnicos mostraram como é feito  o monitoramento das barragens, os riscos para as comunidades, bem como, as ações que estão sendo efetivadas para minimizar esses riscos.

Após a visita, os representantes foram conhecer o muro de contenção que está sendo construido em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), para conter a lama em caso de rompimento.  Além da construção do muro, a empresa Vale apresentou os planos de ações para a comunidade de São Sebastião das Águas como a construção de uma escola de educação infantil, revitalização da área central e do campo de futebol do bairro Capela Velha, entre outros.