


A Câmara Municipal de Nova Lima, por meio da Escola do Legislativo “Professora Zoi Liboni Cougias Rossini”, realizou nessa quarta-feira (5), no Plenário da Casa, o Encontro dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Lima. O Presidente da Câmara, vereador Thiago Almeida, e o vereador Danúbio estiveram presentes.
Com o tema “Carnaval 2026: desafios, avanços e caminhos”, o evento marcou um importante momento de diálogo entre o poder público, artistas e representantes da cultura popular. O objetivo foi fortalecer a organização do Carnaval nova-limense e refletir sobre o papel do festejo como expressão social, histórica e comunitária.
O encontro contou com a presença do historiador, músico e regente Guto Borges, uma das figuras mais influentes da retomada do Carnaval de rua de Belo Horizonte. Duante o encontro, ele compartilhou sua experiência na reconstrução do Carnaval de Belo Horizonte, destacando boas práticas de organização, autogestão e articulação comunitária que podem inspirar os fazedores de cultura de Nova Lima.
Thiago Almeida destacou a necessidade de estrutura e planejamento para que Nova Lima possa ampliar o alcance de sua folia nos próximos anos. “Precisamos nos organizar para receber recursos públicos, valorizar nossos artistas e fazer uma festa linda, à altura da alegria e da criatividade do povo nova-limense. O Carnaval é feito de sonhos coletivos e cabe a nós criar as condições para que esses sonhos floresçam”, completou.
Além da palestra, o encontro promoveu um espaço aberto de escuta e diálogo com blocos, escolas de samba e representantes culturais da cidade, que puderam compartilhar vivências, desafios e propostas para o Carnaval 2026.
A construção de um planejamento colaborativo foi apontada como o principal caminho para fortalecer a cultura local e ampliar a visibilidade das manifestações carnavalescas de Nova Lima.
