Aluno que conheceu o rap por meio do Câmara nas Escolas é classificado para duelo estadual

O movimento cultural das batalhas de rima tem ganhado cada vez mais espaço dentro das escolas estaduais de Nova Lima, a partir da parceria entre o projeto Câmara nas Escolas e o coletivo Batalha CTR. O que começou como uma proposta de levar arte e linguagem jovem ao ambiente escolar tem gerado frutos concretos, como a classificação de Gabriel, estudante da Escola Estadual Augusto de Lima, para um campeonato estadual de rap.

Conhecido nas batalhas como MC Átila, Gabriel teve o primeiro contato com o universo das rimas justamente por meio do projeto. “Vi a galera rimando na escola, tomei coragem e fui. Desde então, nunca mais parei”, conta o jovem, que agora representará Nova Lima na próxima fase da competição.

A Batalha CTR é um coletivo cultural formado por jovens de Nova Lima que se reúnem quinzenalmente para realizar batalhas de rima na Praça do Senai. A iniciativa é organizada de forma conjunta pelos próprios participantes, reunindo produtores, MCs e atrações convidadas. Ao todo, quatro MCs da cidade garantiram vaga na disputa estadual, reforçando o nome de Nova Lima no campeonato das batalhas de rima em Minas Gerais. Mais do que entretenimento, o grupo promove um espaço seguro de expressão e formação para a juventude.

Segundo Hudson Barbosa, produtor executivo da CTR, a presença da Batalha nas escolas vai além da arte. “A gente aproxima os jovens da política de forma leve e conectada à realidade deles. A estrutura de uma batalha de rima se parece muito com os debates legislativos, é construção de argumento, confronto de ideias e respeito.”

A conexão entre o CTR e o Câmara nas Escolas tem fortalecido o protagonismo juvenil. Para HK, mestre de cerimônia e presidente da Batalha, a classificação de um aluno é simbólica: “É muito gratificante ver um jovem que conheceu o movimento dentro da escola chegar a uma seletiva regional e agora seguir para a estadual. Isso mostra que estamos no caminho certo, dando voz e oportunidade.”

Parcerias como a da Batalha CTR com o Câmara nas Escolas mostram a força da educação aliada à arte como ferramenta de transformação social e construção de novas trajetórias para a juventude.