




A terceira edição do Câmara Cultural, realizada nessa quinta-feira (11), transformou a sede do Legislativo em um grande encontro de música, cinema e artes visuais, celebrando a criatividade e as múltiplas expressões culturais do povo nova-limense. A programação gratuita reuniu artistas locais, moradores de diferentes bairros e público de todas as idades, reforçando a proposta do projeto de aproximar a população da Câmara.
O evento começou com a abertura da exposição “Prelúdio à Serramar”, do multiartista nova-limense Mart Posse. A mostra apresentou ao público o prólogo do projeto SERRAMAR, série que integra o primeiro álbum musical do artista e um conjunto de obras visuais baseadas em suas narrativas estéticas, influenciadas pelo graffiti, rap, pintura e design.
Em seguida, foi exibido o documentário “Minas de sabores e de saberes”, dirigido por Nahra Mestre, que despertou reflexões sobre o patrimônio vivo de Nova Lima, destacando tradições culinárias, modos de fazer e histórias de moradores que preservam saberes transmitidos entre gerações.
A programação seguiu com a apresentação do cantor e compositor Jader de Souza, que trouxe ao público sua leitura afetiva da MPB em um repertório que mescla poesia e ritmos brasileiros. Encerrando a noite, o tradicional Coral de Jambreiro ocupou o palco montado em frente ao Legislativo, emocionando o público com canções que transitaram entre MPB, música erudita, folclórica e peças natalinas.
A adesão do público reforçou o impacto social do projeto. Para Hudson Barbosa, um dos colaboradores do Câmara Cultural, a iniciativa tem cumprido seu papel de forma efetiva. “A proposta tem sido muito assertiva pela adesão popular, e o acesso à Câmara tem sido cada vez mais simplificado para a população de Nova Lima”, afirmou.
A população também celebrou a abertura do Legislativo ao diálogo e à cultura. Maria do Carmo Dias Rocha, moradora da cidade, participou pela primeira vez de um evento na Casa. “Eu estava falando ali que, com 92 anos, é a primeira vez que eu entro na Câmara. Achei tudo muito lindo, gostei muito e espero que em outros eventos nós possamos ser convidados para estar aqui com vocês”, declarou emocionada.
O Câmara Cultural ocorre mensalmente, sempre às quintas-feiras, com o objetivo de valorizar artistas locais, promover encontros e ampliar o acesso da população à arte e à cultura. A entrada é gratuita.
