Não apenas os discursos fizeram parte das homenagens da Câmara Municipal em homenagem ao dia Internacional da Mulher. Durante a Sessão Plenária do dia 8 de março as vereadoras e vereadores de Nova Lima também aprovaram importantes Projetos.

De autoria da Vereadora Viviane Matos, o PL 2.113/2022 proíbe a nomeação, para cargos em comissão e função de confiança, pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal Maria da Penha.

Outro importante Projeto, o 2.118/2022, apresentado pelo poder executivo e aprovado na Câmara, dispõe sobre a tramitação prioritária de processos administrativos que tenham como parte, ou pessoa interessada, a mulher em situação de violência doméstica ou familiar. Entre os argumentos apresentados no Projeto está a constatação de que a violência de gênero que afeta a vida das mulheres e de suas famílias gera, por vezes, a necessidade de alteração de endereço residencial; busca por auxílio de nova moradia; mudança de creche e de escola para seus filhos; solicitação de auxílio financeiro; alteração de emprego, entre outras consequências que podem ser atendidas pelo Poder Público Municipal.

Iniciativa também relevante aprovada na noite do dia 8 de março foi o PL 2.119/2022, elaborado pelo vereador Silvânio Aguiar. O Projeto assegura às mulheres o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias nos pontos de ônibus.