[foto1]Vereadores utilizarão uma plataforma on-line e a população poderá acompanhar a transmissão pelo canal do YouTube, a partir desta quarta-feira (22/04)

A partir desta quarta-feira (22/04), às 14h, será realizada a 1ª Reunião Plenária Extraordinária Virtual da Câmara Municipal de Nova Lima. Essa é a primeira vez que a Casa Legislativa utiliza plataformas virtuais para as sessões, que ocorriam de forma presencial e visa minimizar os riscos de contágio e propagação do coronavírus.

Para o presidente da Casa Legislativa, o vereador Fausto Niquini, essa mudança é essencial para a continuidade dos trabalhos em tempos de pandemia. “Toda a sociedade está se adequando e, enquanto legisladores, nosso dever é primar pela saúde da população sem perder de vista que precisamos dar andamento aos trabalhos. Por isso, buscamos a plataforma virtual que entra como aliada importante nesse processo”, afirma.

Os legisladores já receberam treinamento e farão a reunião on-line simultânea por meio de uma plataforma em que cada um possa exercer seu papel com segurança. “Os vereadores irão votar de forma remota seguindo os mesmos ritos que já utilizamos em plenário para a votação de projetos e apresentação de requerimentos. Cada um terá um acesso pessoal à plataforma e poderá entrar na sala de reunião virtual, em dia e horário programado. Sabemos que esse um esforço de todos legisladores para que os trabalhos não parem mesmo com a epidemia do coronavírus”, ressalta.

Os moradores poderão acompanhar a reunião pelo  canal da Câmara de Nova Lima no YouTube nos dias e horários que serão previamente divulgados nas redes sociais (@camaranovalima) e pelo site www.cmnovalima.mg.gov.br.

O Legislativo nova-limense tem adotado medidas de prevenção para inibir a propagação do coronavírus, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e outros órgãos estaduais e municipais. Dessa forma, desde o dia 19 de março, estão suspensas as atividades presenciais, assim como, a entrada do público externo nas dependências do Legislativo.

Atualmente, são realizados atendimentos presenciais somente para protocolo geral e recebimento de documentos e correspondências, na recepção da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, com observância das regras de prevenção ao contágio pelo COVID-19.

Medidas preventivas continuam

Em função da pandemia, novas medidas administrativas foram adotadas para garantir o trabalho da Casa Legislativa e preservar a vida dos servidores e cidadãos nova-limenses:

1. Proibição da entrada de público externo, ficando restrita a entrada às dependências da Câmara para vereadores, servidores, funcionários e profissionais credenciados e autorizados.

2. Suspensão de eventos institucionais.

3. Funcionamento presencial para protocolo geral e recebimento de documentos e correspondências, na recepção da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, com observância das regras de prevenção ao contágio pelo COVID-19.

4. Interrupção do atendimento ao público no Centro de Atendimento ao Cidadão.

5. Cancelamento de audiências públicas.

6. Servidores continuam em regime remoto de trabalho e devem permanecer à disposição para convocação ao trabalho presencial.

7. Suspensão de atividades e cursos presenciais oferecidos pela Câmara de Nova Lima.

8. Essas ações consideram providências adotadas por instituições em nível mundial, nacional e estadual, incluindo o Decreto 113, que declara situação de emergência em saúde pública em Minas.