





A segunda edição do Projeto Câmara Cultural, realizada nessa quinta-feira (13), celebrou a identidade e as tradições do povo nova-limense. A programação contou com exposição fotográfica, exibição de curta-metragem e apresentação musical, todos voltados a valorizar a essência cultural de Nova Lima.
A exposição “Olhar Singular sobre o Peculiar”, do fotógrafo e produtor cultural nova-limense Hildon Dutra, ocupou o hall da Câmara com imagens que retratam aspectos marcantes da vida cotidiana nas periferias da cidade.
O curta-metragem “Ouvem: serviços de alto-falante da matriz de Nossa Senhora do Pilar”, dirigido pelo nova-limense Raphael Zanforlin, despertou memórias afetivas de um período em que a cidade parava para ouvir os anúncios feitos por Dona Maria da Natividade. A obra relembra mensagens que iam desde notas de falecimento até oportunidades de estudo e trabalho. “O documentário foi produzido em 2013 e exibido agora, 12 anos depois. Isso reforça o poder do audiovisual de ser perene e de resgatar memórias”, destacou o diretor.
A protagonista do documentário, Maria Natividade dos Santos, de 96 anos, compareceu à sessão, foi homenageada pelo público e relembrou histórias dos 30 anos em que foi a voz por trás do alto-falante da Matriz. Ela também ressaltou a importância de “uma Câmara Municipal viva e próxima das pessoas”.
A superintendente de Relações Institucionais, Juliana Rocha, afirmou que o projeto é uma “forma de reunir jovens, idosos e adultos em uma grande confraternização em prol da cidade, de suas tradições e arte”.
O Presidente da Câmara, vereador Thiago Almeida, reforçou que o projeto vem cumprindo seu propósito de valorização da cultura local e dos nova-limenses. “Hoje foi apresentado um documentário feito por um nova-limense para os nova-limenses. A abertura do Legislativo para iniciativas como esta reforça o sentimento de pertencimento do cidadão”.
Encerrando a programação, o duo Mary e Frank se apresentou no palco montado em frente ao prédio legislativo, levando ao público o melhor da Música Popular Brasileira.
O Câmara Cultural é realizado uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, com atrações variadas e participação de artistas locais. A entrada é gratuita.
