A Câmara Municipal de Nova Lima realizou, nessa terça-feira (9), mais uma Sessão Ordinária marcada pela votação de projetos relevantes para a saúde mental e para a valorização da cultura local. A reunião também ganhou destaque especial com a participação da jovem vereadora, Jennifer Sodré, eleita no programa Câmara nas Escolas.

Destaque para os Projetos de Lei aprovados pelos vereadores:

  • PL nº 2.569/2025, de autoria dos vereadores Anísio Clemente Filho e Glíverson Marques, que cria o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) em Nova Lima, em conformidade com a Política Nacional de Saúde Mental.
  • PL nº 2.573/2025, do vereador Nilton Cruz, que institui o Dia Municipal do Carrinho de Rolimã, fortalecendo a identidade cultural e as tradições da cidade. Representantes do movimento estiveram presentes.
  • PL nº 2.586/2025, de autoria dos vereadores Cláudio José de Deus e Gliverson Marques, que institui e inclui a Feirinha do Bairro Retiro no Calendário Oficial de Eventos do Município de Nova Lima. Os comerciantes também estiveram presentes e aplaudiram de pé após o texto ser encaminhado para sanção do prefeito.
  • PL nº 482/2025, de autoria do vereador Anísio Clemente Filho, que concede título de Cidadão Honorário ao Sr. Airton Eustáquio Braga.

Já o PL nº 2.572/2025, de autoria do vereador Mael, que autoriza o Executivo a celebrar convênios com clínicas de reabilitação para custeio de internações de pessoas em situação de dependência química, teve pedido de vistas pelo vereador Pedro Dornas e seguirá em análise.

Além das aprovações, a sessão foi marcada pela apresentação de diversas proposições, entre elas a criação da Semana da Cultura Nordestina, a instituição da política municipal de fornecimento de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS e projetos de denominação de vias públicas. Já o texto que fala trata da regulamentação do ISSQN sobre apostas de quota fixa foi retirado de pauta.

Também foram lidos pareceres de comissões sobre propostas que tratam de mobilidade urbana, saúde pública, cultura, segurança, valorização da mulher e incentivo à educação tecnológica e profissional.

Juventude presente no Legislativo

Durante a plenária, Jennifer Sodré acompanhou todas as discussões e, ao final, discursou ao microfone. Eleita pelos 14 colegas como Presidente da Mesa Diretora Jovem, a estudante representou os jovens novalimenses e destacou a importância do envolvimento da juventude na política e na construção de uma cidade mais participativa. “É muito gratificante poder estar aqui. E o Câmara nas Escolas trazendo esse acesso do jovem ao Legislativo é muito importante, por que quebra um pouco da dificuldade daquele acesso do jovem ao vereador. E também dá voz à juventude. O jovem hoje necessita de oportunidade. Oportunidade na educação, oportunidade ao acesso à cultura, ao lazer, ao esporte…”, disse a Presidente jovem ao lado da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A presença de Jennifer foi celebrada pelos parlamentares e pelo público presente, marcando um momento simbólico de incentivo à formação cidadã e política da juventude novalimense. “O Câmara nas Escolas está aí para provar que a política, quando ela é praticada por pessoas boas e que tem boa vontade, ela tem, sim, capacidade para mudar a vida, não só dela, mas das pessoas”, concluiu com orgulho o Presidente da Casa, Thiago Almeida.