A Câmara Municipal de Nova Lima realizou, na noite dessa quarta-feira (10), uma audiência pública para discutir a criação do Centro de Referência da Juventude (CRJ) no município. O encontro reuniu representantes do Executivo, entidades da sociedade civil e cidadãos interessados no fortalecimento das políticas voltadas ao público jovem.

Foram apresentados os principais resultados da pesquisa sobre a percepção dos jovens em relação às iniciativas atualmente ofertadas pelo município. Em seguida, foi detalhada a minuta do Projeto de Lei que institui o CRJ, destacando sua função estratégica como espaço de articulação, formação, convivência e desenvolvimento. A Comissão apresentou, ainda, o modelo sugerido para implantação do equipamento público, incluindo proposta de estrutura física, modelo de gestão, atividades e serviços previstos.

A audiência foi presidida pelo vereador Pedro Dornas e contou com a presença dos vereadores Mael Soares e Gliverson Marques. Também participaram a presidente da Câmara Jovem, Jennifer Sodré; o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Acelmo Assunção; os secretários municipais Matheus Abalem (Desenvolvimento Social); Janaína Lírio (Direitos Humanos); Rafael Júnio (Cultura), Stefano Rodrigues (Esportes e Lazer), Marcos Alves (Educação); Lucas Henrique (Desenvolvimento Econômico e demais entidades da sociedade civil. Eles reforçaram a importância da participação juvenil na construção do CRJ, ressaltando que o projeto deve refletir as reais necessidades da juventude nova-limense.

Ao final, o vereador Pedro Dornas enfatizou a necessidade de que o centro seja construído de forma coletiva: “a gente só vai conseguir atrair a juventude se esse Centro de Referência for construído por todos nós, e se realmente for ao encontro das necessidades, das ambições e dos interesses da nossa juventude”. Ele também destacou a importância de discutir alternativas de acessibilidade, como a criação de linhas de ônibus ligando diferentes regiões da cidade ao futuro equipamento, garantindo o acesso de todos os jovens.

Encaminhamentos
Pedro Dornas informou que a Comissão seguirá trabalhando nos próximos dias para aprimorar o modelo apresentado, incorporando as sugestões da audiência. Ele anunciou ainda que, no dia 15, a comissão se reunirá com o prefeito João Marcelo para apresentar a proposta consolidada.