Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC

A Câmara Municipal de Nova Lima, atenta à importância em promover ações acerca de  assuntos sociais, por meio de políticas públicas de igualdade, direitos humanos, saúde pública, educação, combate à violência e criminalidade, redução da vulnerabilidade econômica, promoção de diversidade e inclusão, cria o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão- CIAC, aprimorando e ampliando o exercício da representação política da população nova-limense em suas diversas formas de atuação.

O objetivo é desenvolver ações voltadas para a promoção e proteção dos direitos e deveres sociais, políticos, econômicos, culturais, étnicos, religiosos e humanos dos cidadãos, orientando-lhes sobre as formas de acesso aos bens e serviços públicos, na forma da legislação em vigor, que lhes são essenciais à vida com liberdade, igualdade e dignidade humana.

Quais pontos de atenção compõem a estrutura do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão- CIAC?

Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC

Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Violência – CIAVV

Sistema de Intermediação do Novo Emprego – SINE

Orientação Jurídica –

Quais as funcionalidades dos pontos de atenção?
Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC

* Atendimento com escuta qualificada e encaminhamentos sociais
* Monitoramento de casos para proteção de direitos sociais
* Orientação administrativa
* Auxílio burocrático geral para cidadãos
* Orientação sobre serviços governamentais, Portal gov.br
* Agendamento de espaços da Câmara Municipal
* Recolhimento e armazenamento de documentos perdidos
* Cadastro de voluntários para ações sociais
(doação de sangue e medula, calamidade e defesa dos animais)
* Atendimento e protocolo de documentos sociais
* Inscrição na Escola do Legislativo
* Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Internet Popular
* Conexão através de computadores;
* Acesso ao telefone para ligações temporárias;
* Emissão de cópias de documentos.

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão- CIAVV

* Ações de conscientização sobre as relações familiares;
* Ambiente acolhedor e humanizado;
* Parcerias para ações de saúde mental do cidadão e do trabalhador;
* Identificação de demanda e encaminhamento para as políticas públicas;
* Notificação em caso de violações de direitos;
* Monitoramento dos casos enviados as políticas públicas;
* Produção de material de conscientização;
* Campanhas educativas sobre políticas sociais.

Sistema de Intermediação do Novo Emprego – SINE

Divulgação e intermediação de parcerias para emprego;
Banco de currículos para empregabilidade;
Fluxos para encaminhamento de currículos;
Eventos de recrutamento e seleção;
Capacitações em parceria com Escola do Legislativo;
Banco de dados para ações de emprego.

Orientação Jurídica

Gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Posto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais

Emissão de carteira de identidade nacional – CIN.

Agendamento – www.cidadao.mg.gov.br